O lar é onde, hoje, passamos todo o nosso tempo, um refúgio e o lugar mais seguro em que podemos estar, certo? Bom, em alguns casos, esse pode ser um dos motivos para os conflitos entre a vizinhança.
Com todo esse tempo em casa, as pessoas passaram a ouvir e fazer mais barulhos, o que tende a aumentar as reclamações. A melhor solução para evitar as brigas é o bom senso e o diálogo.
Sabemos que o home office pede silêncio e barulhos de choro, latidos, obras e som alto podem incomodar, mas é importante estabelecer um meio termo, entre o que é possível e normal e aquilo que ultrapassa os limites do aceitável.
O indicado é que você possa resolver os conflitos diretamente com o vizinho, na base da conversa e caso não seja possível, o síndico ou administradora do prédio podem ajudar.
Além disso, alguns pontos importantes devem ser respeitados para manter a harmonia, são eles:
🔊 Som alto
Ruídos que ultrapassem o indicador da ABNT de 45 decibéis vão atrapalhar o sossego dos vizinhos, independentemente da Lei do Silêncio. Se possível, evite!
🛠 Obras
Devido ao isolamento social, as obras podem ser suspensas, com exceção de algumas urgências como vazamentos.
🛵 Delivery
Optar por buscar os lanches na portaria, pode evitar a propagação do vírus no prédio. É uma ação simples que pode proteger a todos.
🏠 Corredor
Caso precise sair de casa, o indicado é que ao voltar, você retire a roupa que usou para evitar a contaminação, mas isso deve ser feito dentro dos limites da sua residência. Nada de tirar a roupa no corredor ou áreas comuns do prédio!
👶 Crianças
Caso o barulho das crianças não possa ser evitado, combine com os vizinhos os horários e cômodos para que as crianças possam brincar, sem incomodar. Uma dica é utilizar tapetes que abafam o som.
📦 Lixo
As sacolas de lixo devem ser deixadas nas áreas e dias específicos de coleta. Evitando mantê-las na porta de casa ou em outras áreas fora dos dias combinados.
Com diálogo, bom senso e seguindo nossas dicas, é possível sim garantir uma boa convivência, deixando o cenário que vivemos um pouco mais tranquilo para todos!