Essas autoras negras merecem estar na sua cabeceira

Podemos te fazer algumas perguntinhas rápidas? Ok, vamos lá…

Quantos livros você chegou a ler do começo de 2020 até hoje?

Quais desses livros foram escritos por mulheres?

E quantos são de autoras negras?

Infelizmente, a probabilidade é que, a cada pergunta, esse número tenha diminuído bastante. A literatura está por toda parte, mas ainda não é tanto acessível quanto gostaríamos. E isso contribui para que ter a leitura como hábito não seja tão difundida.

Como forma de reconhecer a arte e o trabalho de mulheres negras, criamos essa listinha de escritoras com vários estilos diferentes. Dá uma olhada:

Conceição Evaristo

Uma das escritoras contemporâneas mais importantes do Brasil, Conceição Evaristo escreveu sobre a condição de ser mãe por diversas mulheres diferentes no seu livro Olhos D’água. Esse grande trabalho rendeu para Conceição um Prêmio Jabuti e o merecido reconhecimento por sua escrita.

Angie Thomas

O Ódio Que Você Semeia ganhou adaptação para o cinema recentemente, mas não foi tão divulgado assim no Brasil, ao contrário do livro de grande sucesso. A história que Angie Thomas trouxe no livro é a intensa realidade sobre a violência que pessoas negras sofrem diariamente.

Buchi Emecheta

Autora da Nigéria, Buchi Emecheta influenciou uma voz conhecidíssima pelo mundo: Chimamanda Ngozi Adichie. Em As Alegrias da Maternidade, a força feminina tem presença garantida trazendo uma mãe que é capaz de fazer de tudo por sua família.

Carolina Maria de Jesus

Mesmo com poucos anos de estudo na escola, Carolina se apegou à literatura. Relatou boa parte de sua vida em diários, alguns publicado em Dário de Bitita e Quarto de Despejo. São palavras fortes que emocionam e que já foram publicadas em mais de 20 países pelo mundo.

Scholastique Mukasonga

Scholastique escreveu o seu premiado livro A Mulher de Pés Descalços em homenagem a sua mãe, assassinada na guerra em Ruanda. A história do livro retrata a alegria da mãe em conflito com as imagens cruéis da guerra e suas consequências para a comunidade.

Joyce Ribeiro

Quem não lembra da novela Chica da Silva? No livro de Joyce Ribeiro, Chica da Silva é mulher que está sempre de cabeça erguida, mostrando ao mundo toda a sua autoestima, sendo essa a sua forma de lutar contra a servidão e o comodismo.

Ana Paula Maia

Entre todas as autoras incríveis que citamos, Ana Paula tem a escrita e a história com mais ação. Assim na terra como embaixo dela traz uma história intensa, bruta, mas que não deixa de ter grande significado a cada linha escrita por essa revelação da literatura brasileira.

E então, já conhecia alguma dessas autoras e seus livros?

Esperamos que você se interesse por ler algum desses livros e, dessa forma, não só mostrar o seu apoio ao trabalho de outras mulheres, como também apreciar a arte de uma talentosa mulher negra!

Para saber mais sobre o universo das lingeries, inscreva-se em nosso canal do YouTube, ative as notificações para não perder nenhum vídeo novo e acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *